Sustentabilidade na Construção Civil
O conceito de sustentabilidade social era visto como algo somente para o futuro mas, com a necessidade de não comprometer ainda mais as futuras gerações. O que vemos hoje é uma grande mudança na mentalidade dos consumidores, essa conscientização de sustentabilidade faz parte do presente da sociedade brasileira.
A sustentabilidade voltada para a construção civil deve-se ao fato dos canteiros das obras consumirem muitos recursos como energia, água e outros materiais. Por isso, as obras que possuem comprovação de sustentabilidade saem na frente na hora da decisão final do consumidor.
Essa comprovação de sustentabilidade acontece por uma série de fatores. Os principais são: reciclar e descartar os resÃduos da construção de forma correta; utilizar os recursos hÃdricos e a energia de forma racional e eficiente, usar eco materiais e soluções tecnológicas inteligentes, inovadoras e limpas e otimizar o uso de materiais e, assim, reduzir resÃduos. Â
Por mais complicado que possa parecer, não existe nenhuma obrigatoriedade de se cumprir todos os requisitos técnicos para uma construção ser sustentável. Na verdade, as diretrizes são uma forma de orientar aqueles que pretendem construir de uma forma ambientalmente mais responsável.
Uma construção sustentável utiliza materiais e tecnologias biocompatÃveis, que não agridem o meio ambiente, seja durante o processo de obtenção, fabricação, aplicação e durante a sua vida útil. Para isso, é necessário utilizar produtos à base de água ou 100% sólidos, pois estes materiais não emitem gases nem odores quando em contato com o oxigênio.
Como exemplo desses materiais temos: Â
– os containers: são considerados um método totalmente sustentável, uma vez que não gera quase nenhum resÃduo de construção e está reutilizando um material que seria descartado na natureza.
– iluminação e ventilação natural: é necessário fazer um estudo de onde o sol nasce e se põe no local da sua construção, para que desta maneira você possa explorar bastante o uso de janelas e portas no ambiente, de modo que possa aproveitar bastante o uso do sol durante o dia.
-reutilização de água: investir em um sistema que capte a água da chuva para ser utilizada em fins não potáveis, ou então fazer o reaproveitamento da água que já foi usada nas descarga dos banheiros.
0 Comments
Leave a comment